segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval: Saúde e qualidade de vida!


Então finalmente chegou o carnaval!
Estamos diante de um dos feriados mais esperados pela maioria dos brasileiros. Essa paixão nacional, que sempre nos deu destaque internacional, por muitos é considerada uma maratona.
Isso não deixa de ser uma verdade, pois o desgaste físico gerado pelos dias animados de folia pode muito bem permitir tal comparação. Sem contar que estamos na época mais quente do ano, o verão. Será que o nosso corpo está preparado?
Por isso preparamos algumas dicas que podem ajudar os foliões a manter o pique e garantir dias de festa com muita saúde.


Cuide de sua alimentação

Ter energia e disposição para tantos dias de folia exige cuidados especiais com a alimentação. No dia que antecede a festa é recomendada uma dieta rica em carboidratos como massas, arroz, pães, batata e aveia (preferencialmente os integrais). Frutas, saladas e sucos são boa fonte de água e nutrientes como sais minerais e devem compor uma refeição leve antes de cair na folia. Para o dia seguinte é importante se fortalecer com carboidrato e proteína, a última pode ser encontrada em carnes magras, feijão, ovo e laticínios. Devem-se evitar neste período alimentos pesados e frituras, que por serem de mais difícil digestão acabam causando sonolência e cansaço.
E por fim, cuidado com a higiene dos alimentos e bebidas comercializadas durante a festa, sempre observando suas condições de preparo e armazenamento. Tudo isso para evitar contaminações e infecções relacionadas.


Aumente a hidratação

Como não suar com esse pique todo? A desidratação pode acabar com a festa de muitos foliões, para que isso não aconteça é importante aumentar a hidratação diária, que apesar de não ter uma quantidade fixa recomendada, considerando o período de carnaval, deve ser suficiente 3,5 litros para homens e 2,5 litros para mulheres de água por dia. A sede é o sensor desta necessidade. Também podem ser consumidos para este fim sucos, chás gelados, água de côco.
As bebidas alcoólicas muitas vezes exageradamente consumidas neste período aumentam a perda de líquidos, portanto é importante a reposição mais intensa durante seu consumo, de maneira intercalada. Bebidas energéticas e esportivas também dobram a necessidade de hidratação.


Segurança nunca é demais

Para sua segurança, algumas atitudes podem fazer toda a diferença, tais como, evitar usar objetos que chamem muita atenção como jóias, relógios, câmera fotográfica. Leve somente a quantia necessária de dinheiro, um documento de identificação (pode ser um xerox autenticado) e um número de telefone de contato. Evite se aproximar de brigas e discussões, e em caso de assalto nunca reaja. Fique longe das drogas.
Se levar as crianças, lembre-se que essas devem ser monitoradas e cuidadas muito de perto pelos pais ou responsáveis. Se for a praia, rio ou piscina fique de olho nas crianças e não entre na água após consumo de bebidas alcoólicas. Vamos evitar acidentes. Infelizmente mortes por afogamento são realidades, neste período, na nossa região.
E ainda, é importantíssimo lembrar, bebida e direção não combinam! Se beber não dirija. E cuidado também com a alta velocidade! Dirija com responsabilidade.


Use filtro solar

Verão, calor, carnaval, isso combina muito não é? O que não combina é ficar doente por causa disso. Então se proteja, use filtro solar com reaplicações no mínimo de duas em duas horas. Evite exposição excessiva ao sol. As crianças e idosos merecem atenção especial por terem uma pele ainda mais sensível.


Comportamento sexual consciente e responsável

No oba-oba do carnaval muitas coisas podem ser esquecidas, mas especialmente uma não pode. Esse é o caso do uso do preservativo que é indispensável para evitar DSTs, especialmente a Aids. Sexo tem que ser seguro! Aos beijoqueiros de plantão, lembrem-se das doenças que o beijo pode transmitir, e em muitas pessoas diferentes isso se potencializa. Algumas doenças relacionadas são a mononucleose (conhecida como doença do beijo), citomegalovírus, herpes simples e muitas outras.


Evite as lesões musculares

Para quem não está preparado fisicamente, o carnaval pode deixar uma lembrança desagradável: as lesões musculares. Podem ser lesões por sobrecarga relacionadas ao intenso esforço físico em pessoas sem condicionamento físico prévio ou causadas de forma traumática como torções e fraturas de tornozelos, por exemplo. Recomendam-se para quem quer se preparar para cair na folia atividade física condicionante como corrida, pilates e outros. Antes de sair faça um alongamento e aquecimento dos músculos. Outra dica importante é usar calçados adequados, de preferência um tênis confortável. Salto alto não é recomendado.


Beba com moderação

O uso excessivo de bebida alcoólica é especialmente preocupante, porque além das desagradáveis consequências menores, infelizmente é muito comum ver os resultados dos exageros nos balanços de acidentes e ocorrências policiais no pós-carnaval. Para não colaborar com essa estatística consuma bebidas de forma moderada, intercalando com bebidas não alcoólicas para reposição de líquido e evite a mistura de vários tipos de bebidas. Evite nadar após algumas cervejas ou drinques, isso não combina. E nunca dirija alcoolizado.


A moda do carnaval pede roupas leves

Neste calor o uso de roupas de tecido sintético ou pesadas podem aumentar a transpiração e prejudicar o desempenho do folião. Roupas leves e claras são bem vindas.


Sono recuperador

Para recarregar a bateria nada melhor que umas boas horas de sono. Evite emendar noite e dia, lembre-se que nosso corpo vem de uma outra rotina.


Consciência cidadã no carnaval - Lixo e dengue

Folião consciente de verdade se preocupa com o meio ambiente e com doenças relacionadas. Então não custa nada jogar o lixo em local apropriado evitando o descarte de garrafas e outros recipientes que podem acumular água e posteriormente vir a contribuir para o aumento dos casos de dengue. O planeta agradece e a dengue mata! Em resumo, as palavras de ordem para este carnaval são “evite exageros” e caia na folia de maneira saudável e consciente. Um ótimo carnaval!

Nenhum comentário: